Emoções tóxicas: livre-se das algemas que te prendem

A emoção tem a função de nos ajudar a expressar nossos sentimentos e não de nos controlar. Ela nos move e nós as possuímos para que, ao senti-las, sejamos despertados à uma atitude voltada ao exterior. Quanto permitirmos que as emoções dominem nossa vida, elas se tornam tóxicas e impedem nosso crescimento.

As emoções tóxicas são os sentimentos negativos. Devemos nos livrar delas, nos curar, pois, definitivamente não nos levam a lugar algum. Ter raiva por algo que não deu certo é normal, porém remoer esse sentimento por muito tempo é prejudicial. Não ter paciência para esperar um resultado é normal, mas não controlar a ansiedade, querendo tudo para ontem é tóxico. Ter uma frustação amorosa é normal, mas não confiar em mais ninguém achando que todos são iguais é uma emoção tóxica.

É necessário ter autoconhecimento para trabalhar as nossas emoções de forma saudável. Se a emoção é algo que nos move para fora, é um grande erro achar que elas desaparecerão ou diminuirão quando as escondemos dentro de nós.

Omitir ou guardar uma emoção é o segredo para provocar uma explosão. Se elas ficam dentro de nós, provocamos uma confusão interior impiedosa, capaz de acionar gatilhos para sentimentos maléficos, como autocomiseração, cobrança excessiva, não aceitação pessoal, fazendo com que deixemos de acreditar em nós mesmos.

A boa notícia é que você pode escolher como irá se sentir! Ninguém pode controlar suas emoções, a não ser você mesmo.

Uma pessoa que não se sente amada geralmente não mede esforços para encontrar alguém e se submete a um amor a qualquer custo. Porém, o encontro do amor verdadeiro exige que você primeiro se ame.

Se você tem a necessidade de estar sempre rodeado de pessoas e, para isso, você desenvolve estratégias de aceitação, como mostrar quem você não é, gastar o que você não tem, isso é uma emoção tóxica. Primeiro, é necessário aceitar-se para que os outros te aceitem por aquilo que você verdadeiramente é.

Não interessa o que os outros falam ou acham de você, o essencial é você estar bem consigo mesmo, construindo constantemente uma autoimagem positiva por meio de novas atitudes e comportamentos. Para você administrar o que acontece a sua volta é necessário saber o que acontece dentro de você. Assim, você terá condições de ter diferentes percepções e atitudes para solucionar as mais variadas situações que enfrenta.

Se você constantemente pensar em medo, frustração, fracasso, dúvidas, como conseguirá sair de uma crise que esteja enfrentando? Você pode e deve se permitir errar, chorar, se irritar, frustrar, mas esses sentimentos não podem ficar presos em você. A eliminação das emoções tóxicas ocorre por meio de ações positivas. Mesmo sendo desafiador, siga o que te faz bem, o que te fortalece e o torna capaz de superar desafios.

Não permita que as emoções tóxicas vivam dentro de você! Você pode superar todos os momentos difíceis. Pense e aja de forma positiva. Tudo o que aconteceu e irá acontecer em sua vida pode ser superado. Você tem um propósito de vida, sonhos que estão esperando por você.

Não perca tempo com sentimentos tóxicos. Identifique se há algo em você e elimine essas emoções danosas. Você tem capacidade para transformar sua emoção interior!

 

By | 2017-06-29T15:12:18+00:00 29/06/2017|

About the Author:

Marcelo Castro
Master Coach integral sistêmico, formado na FEBRACIS, estudioso dos princípios da psicologia positiva, fundador da Alvor Coaching, com mais de 25 anos de experiência e vivência no mercado corporativo. Saiba mais.